OU ...CLARICE LISPECTOR
“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato… Ou toca, ou não toca.”
Estou absolutamente extasiada lendo "Clarice Lispector, uma vida que se escreve" de Nádia Battella Gotlib - um rearranjo da tese de livre docência da USP - re-publicada em forma de livro.
A autora define a tese-livro como uma biobibliografia que tenta entender em que medida a produção literária de Clarice foi auto-biografica e para tanto usa diferentes dados referentes a história da escritora, não apenas advindos dela, como de inúmeras outras fontes, bem como trechos de obras suas nos quais ela tenta entrever as passagens da vida dela que ela deixa escapar, seja de forma direta o indireta, fantasiada/ aumentado ou não, pelo olhar posterior da autora sobre os fatos.
Se ainda estou no começo e a vida dessa mulher maravilhosa já me encanta, fico imagiano como será o restante...já li o final - claro e estou devorando o livro na medida em que minhas obrigações (lei-se preparação de aula e Malu) permitem.
Prometo que vou contando mais coisas e se possivel colocando passagens conforme for lendo - o governo as vezes faz bem o pão e circo dele...o livro veio em um kit de leitura para o professor nas escolas estaduais de SP - AMEI.
MAS NÃO PENSE O SR. GERALDO QUE VOTAREI NELE POR ISSO - NÃO; NÃO ESQUECI QUE ELE CUMPRIU A ORDEM JUDICIAL NO CASO "PINHEIRINHO" E NÃO NO CASO "LEI DO PISO PARA OS PROFESSORES".
Voltando a Clarice, que é o que me interessa no momento - nunca me esquecerei o nome Haia - do hebraico - VIDA - se eu tiver uma outra filha, gostaria muito de colocar esse nome, é lindo, sonoro, diferente e tem um significado perfeito.
O mais legal é que eu aqui no interior e minhas queridas companheiras nas noites do EE Artista Plástico Emanoel Alves Araújo em SP escolhemos, sem saber o mesmo kit nº 01, só pelo livro da Clarice...como disse a Sheylle Souza: só tem uma explicação - é um encontro de almas afins.
Amigas lindas e queridas - amo vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário